Mordida nas línguas e dar a cara para o tapa…

Escrevi um texto no FRRRKguys criticando o censo de tatuagem da Revista Superinteressante. que você pode ler CLICANDO AQUI.

Como o universo é irônico, adivinha onde eu fui parar? Justamente – mordendo as línguas – no tal do censo.
Provavelmente alguma parte do meu corpo estará nas páginas da revista. Por quê? Explico-me.
Bom, continuo achando que o tal censo não é algo para ser levado a ferro e fogo. É um infográfico, de uma revista não especializada em tatuagem e cheio de falhas como apontei no texto do site. É um entretenimento e nesse sentido, com esse propósito, ele cumpre a sua tarefa. Inclusive, eu diria que o infográfico pode trazer uma ou outra informação interessante. As coisas não são divididas apenas em boas e ruins, isso é bom ter em mente. O que não se pode é olhar ou usar o material como se fosse uma realidade inquestionável, visão crítica e analítica sobre tudo e sempre. Digo isso, pois a maior parte das informações que eu apresentei no senso – como disse no texto – são falaciosas. Como eu, quantos? E não falácia por falácia, mas por ser um material limitado e excludente.

Assim sendo, vi no convite a oportunidade de enfrentamento direto, o tal do dar a cara a tapa. O mesmo dar a cara a tapa de que quando aceito participar de algum programa de televisão.

O senso não me representa e toda vez que você olhar a matéria e ver uma parte do meu corpo lá é sobre isso que eu gostaria que se pensasse. Pense que ali é a parte do corpo de uma pessoa trans*, não binária e que não teve a chance de dizer isso no censo. Que inclusive nem as minhas tatuagens não se categorizavam nas parcas opções postas. Ali sou eu me auto-representando como pessoa trans* tatuada e excluída, mas que existe. Apenas isso, existimos aos montes.

Eles fazem o trabalho deles e eu faço o que acho que tenho que fazer.
Não faço ideia de como vai ser a matéria, só saberei em março de 2014 quando acontecerá a publicação

Morder a língua faz parte e dar a cara a tapa é uma forma de resistência.

Deixe um comentário

