Curadoria de exposição sobre a história do body piercing

Presente em diferentes espaços e tempos, a perfuração do corpo humano para fins estéticos, profiláticos, sexuais, ritualísticos, místicos e artísticos tem atravessado os séculos. Ainda que a perfuração corporal tenha uma história rica, complexa e secular foi somente no século XX que ele começou a ter a configuração que conhecemos hoje, assim, recebendo o nome de body piercing e, ao mesmo tempo, se transformando em uma profissão e uma indústria.

A exposição CORPOS PERFURADOS: Uma história do body piercing no Brasil que acontecerá na Tattoo Week São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2018, pretende mostrar partes da história que nos precede enquanto país, considerando que o primeiro documento oficial do que hoje é o Brasil já mencionava as perfurações corporais.

Com curadoria de T. Angel, que vive e pesquisa a temática desde os anos 90, a mostra revisita diferentes momentos da história do piercing nacional, passando pelos movimentos de contracultura, as chamadas tribos urbanas, importantes profissionais que fizeram a história acontecer e sem nos esquecermos dos eventos.

Reunindo fotos, livros, objetos e vídeos a proposta é que através da exposição o público entre em contato com a cultura do body piercing e possa perceber suas tantas camadas, nuances e especificidades.

O ápice da exposição será a visita guiada, onde o público contará com a presença dos percursores do body piercing no Brasil, cada qual contando a história através de sua narrativa, criando assim um forte e estreito elo do passado com o presente.

 

WhatsApp Image 2018-09-18 at 10.34.41WhatsApp Image 2018-10-05 at 15.17.47 (1)

Exposição Corpos Perfurados: uma história do body piercing no Brasil, que acontecerá dentro da Tattoo Week SP, ente os dias 19 e 21 de outubro, vai contar com apresentações singulares. Grandes nomes da cena do body piercing nacional irão realizar visitas guiadas, contando um pouco da história e de suas experiências no processo de construção da identidade da modificação corporal no Brasil.

Imperdível, participem!

VISITAS GUIADAS
19/10 às 19h30 – Andre Fernandes
20/10 às 19h00 – T. Angel
21/10 às 15h00 – Luciano Iritsu
21/10 às 17h00 – Zuba

Onde: Tattooweek 2018
Quando: de 19 a 21 de outubro
Entrada: ingressos da Tattooweek

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: