#OcupeEscola – Dance, dance…

Hoje fui dar uma atividade de dança em uma das escolas ocupadas em São Paulo, como eu já esperava,  sai de lá com a sensação de que eu é que tinha tido uma profunda aula. Dancei, no melhor sentido!

Estive na Professora Etelvina de Góes Marcucci desfrutando de um bom encontro pela manhã com aquela garotada. A ocupação dos alunos e alunas está muito bem organizada, é de encantar e arrepiar. O encantamento está longe de qualquer pieguismo ou noções extremamente romantizadas da vida, não é nada disso.  Encanta pois existe uma consciência pulsante ali e, que não tenho a menor sombra de dúvidas, está mudando a história da educação pública no Brasil. Já mudou!

Sobre a ocupação. Só entra quem eles e elas permitem. É preciso ter certeza de que a pessoa que quer entrar no espaço não pretende desmobilizar a ação que está acontecendo ali e existe um certo rigor com isso. Se desculparam muito por demorarem em liberar minha entrada, que para mim não foi problema algum, achei ótimo esse cuidado que eles estão tomando. E não demorou nada, foi o tempo em que eu lia os cartazes colados nos portões. Eles estão lá, reivindicando dentro e fora.

A escola está muito limpa, nada de papel no chão, nada quebrado ou destruído e nada fora de ordem. As tarefas são divididas e decididas em assembleias. A alimentação está sendo preparada por uma equipe muito dedicada, com horários certos, com variedade… Tudo feito por elas e eles, a maioria com os seus 15 anos de idade.

O nosso encontro foi uma delícia. Além de atividades e danças… Em poucas horas conversamos sobre atividades que interessavam para eles e elas. Conversamos sobre os interesses políticos, e mais do que isso, uma consciência política que havia surgido através da ocupação. Óbvio que antes de tudo tivemos uma boa conversa sobre modificações corporais, adoro.

A ocupação é uma aula, uma intensa e profunda aula que está em fluxo… Paulo Freire estaria muito orgulhoso de ver isso acontecendo. Vocês também deveriam estar orgulhosas e orgulhosos e, além disso, ajudar… Toda ajuda e apoio é muito importante e fundamental!

CLIQUE AQUI para doar aulas ou atividades culturais.
CLIQUE AQUI para saber como ajudar diretamente as várias ocupações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: