#OcupeEscola – Dance, dance…

Hoje fui dar uma atividade de dança em uma das escolas ocupadas em São Paulo, como eu já esperava, sai de lá com a sensação de que eu é que tinha tido uma profunda aula. Dancei, no melhor sentido!
Estive na Professora Etelvina de Góes Marcucci desfrutando de um bom encontro pela manhã com aquela garotada. A ocupação dos alunos e alunas está muito bem organizada, é de encantar e arrepiar. O encantamento está longe de qualquer pieguismo ou noções extremamente romantizadas da vida, não é nada disso. Encanta pois existe uma consciência pulsante ali e, que não tenho a menor sombra de dúvidas, está mudando a história da educação pública no Brasil. Já mudou!
Sobre a ocupação. Só entra quem eles e elas permitem. É preciso ter certeza de que a pessoa que quer entrar no espaço não pretende desmobilizar a ação que está acontecendo ali e existe um certo rigor com isso. Se desculparam muito por demorarem em liberar minha entrada, que para mim não foi problema algum, achei ótimo esse cuidado que eles estão tomando. E não demorou nada, foi o tempo em que eu lia os cartazes colados nos portões. Eles estão lá, reivindicando dentro e fora.
A escola está muito limpa, nada de papel no chão, nada quebrado ou destruído e nada fora de ordem. As tarefas são divididas e decididas em assembleias. A alimentação está sendo preparada por uma equipe muito dedicada, com horários certos, com variedade… Tudo feito por elas e eles, a maioria com os seus 15 anos de idade.
O nosso encontro foi uma delícia. Além de atividades e danças… Em poucas horas conversamos sobre atividades que interessavam para eles e elas. Conversamos sobre os interesses políticos, e mais do que isso, uma consciência política que havia surgido através da ocupação. Óbvio que antes de tudo tivemos uma boa conversa sobre modificações corporais, adoro.
A ocupação é uma aula, uma intensa e profunda aula que está em fluxo… Paulo Freire estaria muito orgulhoso de ver isso acontecendo. Vocês também deveriam estar orgulhosas e orgulhosos e, além disso, ajudar… Toda ajuda e apoio é muito importante e fundamental!
CLIQUE AQUI para doar aulas ou atividades culturais.
CLIQUE AQUI para saber como ajudar diretamente as várias ocupações.