Pergunta sobre tatuagem e influência nas carreiras profissionais

Curso: Administração | Instituição: Faculdade Sumaré

Sobre meu TCC a respeito da influência da tatuagem na carreira profissional, por favor, relate o que pensa a respeito. Se existe preconceito. Se as empresas aceitam pessoas com tatuagens visíveis. Se uma tatuagem ainda mancha um currículo perfeito.
T. Angel: Pensando somente a tatuagem, que na teoria parece que já está super resolvida em nosso tempo e espaço, não é bem assim. Óbvio que tivemos melhorias comparando com décadas atrás, mas há muito para se fazer. Ainda há bastante preconceito, ainda tem muita gente que precisa esconder o corpo para poder trabalhar, ainda há muita empresa recusando excelentes profissionais com tatuagens visíveis com a desculpa de que elas não têm o perfil da empresa… Mas eu penso que seja menos um problema com a tatuagem em si e mais estrutural dessas empresas com práticas de dominação fascistas, pense, quantos casos de pessoas negras, pessoas LGBT (foco principalmente na sigla T.), pessoas gordas, pessoas com deficiência e pessoas que não entram na caixa da dita “boa aparência” (sic) ou “perfil da empresa” (sic). Eu já fui vítima disso e é destruidor, por mais que eu tivesse consciência de que o problema não era eu, mas eles, voltava para casa em pedaços.

Também, ainda há um ranço que relaciona a tatuagem com a criminalidade, a própria polícia militar da Bahia elaborou um manual para identificar símbolos que possam ser de pessoas suspeitas ou criminosas. O que em minha opinião é uma iniciativa sobretudo racista e classista e que fora disso é vaga e anacrônica. Falo isso pois ironicamente os homens brancos e ricos não tatuados que atuam em roubos gigantescos não passam por essa “análise” de códigos do que tem no corpo. Tem deputado com milhões roubados na Suíça, com comprovação e nada é feito. E o caso do helicóptero com meia tonelada de pasta de cocaína, a mesma coisa, nada aconteceu. Mas quando se é pobre e negro (e aí a tatuagem entra como uma desculpa) um cigarro de maconha já é motivo para tortura (quando não execução) e isso precisa ser problematizado e discutido mais abertamente.

Estamos falando de um momento em que o STF vai decidir se é certo ou não ter certas tatuagens, em certos lugares para cargos públicos oferecidos através de concursos. Percebe o quão autoritário e arbitrário é tudo isso? Continuamos agindo enquanto sociedade com um pensamento lombrosiano do século XIX para trás e isso é muito preocupante. Se a tatuagem mancha o currículo ou não talvez seja o menor dos problemas, estamos falando de políticas institucionais violentas e que precisam ser combatidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: