Brian Eno num grande aqui e num longo agora”

“Eu estava me divertindo muito naquele momento, mas não conseguia deixar de sentir que havia um tipo peculiar de empobrecimento essencial se manifestando naquela sociedade para a qual eu havia me mudado. Do que exatamente se tratava, ficou claro para mim num dia em que fui convidado ao loft glamouroso de uma celebridade – um projeto arquitetônico e decorativo de cerca de dois milhões de dólares, localizado numa área tensa da cidade. Tivemos que saltar entre os montes de mendigos que abarrotavam a entrada do prédio, depois de atravessar aos solavancos aquelas ruas abarrotadas de dejetos, num táxi caindo aos pedaços, até que conseguimos entrar naquela ostentação de luxo totalmente decadente. Durante o jantar eu perguntei à nossa anfitriã: “Você gosta de morar aqui?”. “Mas claro’, ela respondeu, “esse é o lugar mais adorável em que eu já morei em toda a minha vida”.
Logo me dei conta de que o “aqui” em que ela morava terminava na porta de entrada da casa. Essa era uma maneira de pensar totalmente estranha para mim. O meu “aqui” inclui no mínimo toda a vizinhança. Depois dessa experiência, passei a reparar que a comunidade desses jovens envolvidos no mercado artístico de Nova York tinha a mesma estreiteza no que se referia à sua percepção de “agora”. “Agora” para eles significava “esta semana”. Todos eles tinham acabado de chegar ali e estavam dispostos a ir para qualquer outro lugar a qualquer momento. Ninguém se dispunha a nenhum investimento em qualquer tipo de futuro a não ser o deles mesmos, concebido nos termos mais estreitos que se possa imaginar.
Escrevi então no meu diário, naquele mês de dezembro: “Cada vez mais eu sinto que quero morar num Grande Aqui e num Longo Agora”,

Brian Eno, Nova Iorque, Dezembro, 1979
(Stewart Brand. The Clock of the Long Now, p.28.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: