Brian Eno num grande aqui e num longo agora”

“Eu estava me divertindo muito naquele momento, mas não conseguia deixar de sentir que havia um tipo peculiar de empobrecimento essencial se manifestando naquela sociedade para a qual eu havia me mudado. Do que exatamente se tratava, ficou claro para mim num dia em que fui convidado ao loft glamouroso de uma celebridade – um projeto arquitetônico e decorativo de cerca de dois milhões de dólares, localizado numa área tensa da cidade. Tivemos que saltar entre os montes de mendigos que abarrotavam a entrada do prédio, depois de atravessar aos solavancos aquelas ruas abarrotadas de dejetos, num táxi caindo aos pedaços, até que conseguimos entrar naquela ostentação de luxo totalmente decadente. Durante o jantar eu perguntei à nossa anfitriã: “Você gosta de morar aqui?”. “Mas claro’, ela respondeu, “esse é o lugar mais adorável em que eu já morei em toda a minha vida”.
Logo me dei conta de que o “aqui” em que ela morava terminava na porta de entrada da casa. Essa era uma maneira de pensar totalmente estranha para mim. O meu “aqui” inclui no mínimo toda a vizinhança. Depois dessa experiência, passei a reparar que a comunidade desses jovens envolvidos no mercado artístico de Nova York tinha a mesma estreiteza no que se referia à sua percepção de “agora”. “Agora” para eles significava “esta semana”. Todos eles tinham acabado de chegar ali e estavam dispostos a ir para qualquer outro lugar a qualquer momento. Ninguém se dispunha a nenhum investimento em qualquer tipo de futuro a não ser o deles mesmos, concebido nos termos mais estreitos que se possa imaginar.
Escrevi então no meu diário, naquele mês de dezembro: “Cada vez mais eu sinto que quero morar num Grande Aqui e num Longo Agora”,

Brian Eno, Nova Iorque, Dezembro, 1979
(Stewart Brand. The Clock of the Long Now, p.28.)

Deixe um comentário

