Entrevista sobre Frrrkguys, Frrrk Party e afins…

Curso: Jornalismo | Universidade: Universidade São Judas

sobre a Frrrkcon, como nasceu?
A Frrrkcon nasceu da parceria de T. Angel (com a Frrrk Guys Party) e do Luciano Iritsu (com a Conscar), em 2008. Ambos queriam criar um evento para a comunidade da modificação corporal, possibilitando através do encontro de entusiastas, profissionais e pesquisadores reflexões sobre o corpo e sobre as práticas de alterá-lo.

seus objetivos?
O objetivo maior era o de fomentar a comunidade da modificação do corpo. Ter novas possibilidades e olhares. Possibilitar aberturas e inclusive visibilidade. As modificações corporais, além da tatuagem e do piercing, encontram fortes barreiras e resistência. É como se tentassem o tempo todo guetificar ou deixar de canto essas práticas, que são históricas, culturais, políticas e sociais.

um pouco de sua história?
Bem, começamos em 2008, particularmente fiquei super insatisfeito com o resultado. Em 2009 fizemos uma nova edição e depois eu sai da organização. Para mim o evento acabou na segunda edição. O Luciano Iritsu recebeu convite para seguir adiante dentro da Virada Cultural, articulando um espaço de nome Palco da Arte Corporal. Recentemente ele fez uma edição em Curitiba e outra em São Paulo. Para mim o evento já era outra coisa. Como eu disse, acabou lá em 2009.

sobre sua história, como começou?
A minha inserção no meio da comunidade da modificação corporal se deu em 1997. Sempre tive um prazer gigante em pesquisar sobre essa temática. Durante a minha graduação, fiz a pesquisa “A modificação corporal no Brasil -1980-1990” e pretendo seguir com essas pesquisas no mestrado, doutorado, etc… Em 2006 fundei o site FRRRKguys.com.br que discute a beleza masculina oriunda das práticas de alterar o corpo, além de desenvolver reflexões sobre o corpo e sociedade. Atualmente fundei e coordeno o GESMC (Grupo de Estudos sobre modificações corporais).

o que mais gosta de fazer
?
Eu gosto do meu trabalho e sempre estou envolvido com ele. Além disso, a dança é algo que tem me ocupado e preenchido bastante.

como entrou na Frrrk Guys Party?
A Frrrk Guys Party surgiu da necessidade de haver um encontro entre os usuários do site.Era uma festa, mas também um espaço para exposição, performance, shows e etc. Sempre tive a preocupação de não fazer só uma festa, mas algo que pudesse ir além.

Esse ano teremos mais uma edição da festa, completamos oito anos, sabe como é. 😀

Para a comunidade de modificação corporal, o que você acha que significa a Frrrk Guys?
Acho legal você ler as palavras delas próprias.
https://xtangelx.wordpress.com/2014/01/05/o-que-as-pessoas-andam-dizendo-sobre-o-frrrkguys/

Além disso, a pesquisa que você fez, você disponibiliza ela?
A pesquisa está aqui:
https://xtangelx.wordpress.com/2011/06/18/a-modificacao-corporal-no-brasil-1980-1990/

Deixe um comentário

