Uma conversa sobre a ameaça das modificações corporais serem criminalizadas

Palestra: Uma conversa sobre a ameaça das modificações corporais serem criminalizadas.

Por T. Angel*

Estamos sobre a sombra de uma grande onda de conservadorismo nos mais variados setores da sociedade. A normatividade (do corpo, do sexo, do gênero, da vida) e o puritanismo estão marchando com passos firmes, assustadoramente nos fazendo recordar de tristes episódios de nossa história (nazismo, fascismo, ditadura civil e militar, etc). Sobre esse véu obscuro o corpo tem encontrado um forte discurso opressor que clama pelo controle.
Pensando o corpo modificado, o qual a nossa conversa se propõe a falar, somente em 2013 a França proibiu as tatuagens coloridas, Arkansas conseguiu aprovar um projeto de lei proibindo algumas modificações corporais (a exemplo, os implantes sub e transdermais) e no Brasil um deputado federal, Rogério Mendonça Peninha (PMDB-SC) apresentou um projeto de lei para criminalizar a prática do eyeball tattooing. Não esquecendo também de mencionar os incansáveis esforços da Anvisa em controlar e limitar os materiais utilizados pelas pessoas que trabalham com tatuagem. Entendemos que essas ações impactem diretamente sobre as liberdades individuais e o direito de decidir sobre o próprio corpo.
Que o Estado seja uma grande máquina de controlar os corpos (e suas respectivas subjetividades), ou como diria Foucault, nos tornar corpos dóceis, não é muita novidade. As questões que surgem – por parte de todas essas interdições – e que serão compartilhadas na conversa, são as seguintes: o que é possível fazer no nosso tempo, para conseguirmos mudar – para melhor – a nossa realidade? O que é possível fazer para que o nosso corpo, seja o mais livre e nosso possível? Qual o nosso papel nesse esquema?

*T. Angel tem licenciatura e bacharelado em História pelo Centro Universitário FIEO e é artista da performance. Está inserido no cenário da modificação corporal brasileiro desde 1997, inicialmente como entusiasta e posteriormente pesquisador. Parte de seu material de pesquisa está incluso na iniciação científica “A Modificação Corporal no Brasil – 1980-1990” e grande parte depositada no website FRRRKguys.com.br. Recentemente idealizou o GESMC (Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais), onde junto com xs companheirxs estão visitando pontos críticos e importantes das práticas de modificação corporal na contemporaneidade.
http://www.tang3l.com/

Quando: 20 de Abril às 15h00
Onde: Tattoo Circus – São Paulo
CDC CityRua Sepetiba, 660 – Lapa, São Paulo SP
Página no Facebook: https://pt-br.facebook.com/cdncitylapa
Quanto: grátis

“O foco é do evento, tradicionalmente, é movimentar apoio financeiro e político a prisioneirxs, imigrantes ou outros grupos. No caso do Tattoo Circus/SP, pretendemos juntar fundos para eventuais custos de defesa de pessoas detidas pelo simples fato de protestar e se organizar politicamente, como tem sido cada vez mais comum em tempos de crescente repressão política – embora acreditemos que todx presx é umx presx políticx.”

flyerpalestra tattoo circu

 

Anúncios
Comments
2 Responses to “Uma conversa sobre a ameaça das modificações corporais serem criminalizadas”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] – Dia 20 de Abril (domingo) às 15h00 teremos uma conversa com a T. Angel no Tattoo Circus São Paulo. Seria muito interessante a participação das pessoas que puderem comparecer. Informações: https://xtangelx.wordpress.com/2014/04/01/uma-conversa-sobre-a-ameaca-das-modificacoes-corporais-sere… […]

  2. […] a hora que propus a conversa sobre a ameaça das proibições das modificações corporais no Tattoo Circus São Paulo. Bendita a hora que xs companheirxs da organização abriram espaço e […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: