E o Grupo de Estudos sobre modificação corporal saiu do papel

Eu sempre achei importante não só modificar o corpo, mas pensar todos os processos que rondam essa prática que é cultural, social, artística, política, espiritual e, tão logo, histórica. Hoje olhando para trás vejo que sempre busquei criar esses espaços de encontros, talvez o exemplo mais evidente seja a Frrrkcon 000.1 (2008) e seguidamente a 000.2 (2009), que foram as duas únicas edições do evento que trabalhei na idealização e organização.
Nos últimos anos, principalmente o de 2013, percebi que a modificação corporal no Brasil não só estacionou, mas como passou a andar para trás com passos largos e firmes. Ao invés de desanimar e querer largar tudo, como de costume, estranhamente fui invadido por uma força que me trouxe uma motivação diferente. Essa nova motivação se reflete no meu trabalho com o FRRRKguys, com a forma que tenho me relacionado com o meu corpo e obviamente com a formação desse grupo de estudos.
Estou certo que a procura será pequena, mas estou igualmente certo que vai trazer desdobramentos muito importantes.

Abaixo o convite para quem quiser participar.

__________________

O Grupo de estudos sobre modificações corporais abre no dia de hoje, 26 de janeiro de 2014, a chamada oficial para formação do grupo.
Pessoas interessadas em participar do modo presencial deverão enviar e-mail para frrrkguys@gmail.com, descrevendo em poucas linhas o motivo do interesse em participar do grupo e apresentação (formação, profissão, idade, etc). Em seguida, deverá aguardar confirmação de recebimento de resposta com demais instruções.

Inicialmente o GESMC traz a proposta de seis (06) encontros presenciais (e virtuais) com três (03) horas de duração cada, divididos ao longo do primeiro semestre de 2014. O primeiro semestre será responsável em definir o percurso seguinte do GESMC.

Fizemos uma sondagem inicial que nos apresentou a necessidade de criar uma dinâmica que possibilitasse que pessoas de outros Estados do Brasil pudessem participar, contribuir e ter acesso ao material estudado pelo grupo. Sendo assim, necessita-se que:

– Todo encontro seja exibido via streaming para que pessoas de outros Estados possam assistir e participar.

– Todo encontro seja registrado (fotografia e vídeo) afim de se documentar o processo e  ao mesmo tempo produzir material futuro.

Falando ainda sobre a produção de material. Sugere-se que no final dos seis encontros, cada participante produza um texto (livre) dentro do recorte da modificação corporal e também uma carta de impressões sobre o primeiro processo do GESMC. Sugere-se que o texto deva ter entre 2 e 3 laudas e a carta no máximo 1 lauda.

Os textos poderão ser publicados eletronicamente (inicialmente), seguindo os protocolos básicos da boa convivência e respeito mútuo.

Sugestões de datas e horários
*Exceto o primeiro encontro, todos os outros poderão ser alterados e adaptados para atender e beneficiar o grupo.
Início: 16 de Fevereiro (domingo) | 15h00 às 18h00

– Apresentação geral dos objetivos e do que será estudado durante o primeiro semestre.
Entrega do primeiro texto para estudo.
16 de Março (domingo) | 15h00 às 18h00

– Tema: Um panorama geral sobre a modificação do corpo no Brasil.

20 de Abril (domingo) | 15h00 às 18h00

– Tema: Modificação corporal e body art.
18 de Maio (domingo) | 15h00 às 18h00

– Tema: Política, mídia genérica e o controle do corpo.

08 de Junho (domingo) | 15h00 às 18h00

– Tema: Os diferentes usos do corpo: suspensão corporal, pulling, kavadi, play spears, ball dancing…

Fechamento: 06 de Julho (domingo) | 15h00 às 18h00

– Leituras dos textos e as respectivas entregas.


Total de horas:
18 horas | Total de encontros: 6 encontros


Local de encontro

Os primeiros encontros (talvez todos) acontecerão na residência de T. Angel, na periferia de Osasco, Grande São Paulo. Precisamos ter internet, computadores conectados com streaming e, além disso, poderemos consultar o arquivo de livros, vídeos e demais materiais que se encontram no local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: