Transplante de córnea – Exp. 2

Eu havia escrito AQUI que eu operaria em cinco dias, acabou sendo antes, para minha alegria.

Vou escrever algumas linhas na tentativa de que esse depoimento possa de alguma forma ajudar outras pessoas que precisem passar pelo procedimento. Igualmente na tentativa de reforçar a importância de que todos sejam doadores de órgãos.

Até o Facebook disponibiliza opção para você mostrar que é um doador. VEJA AQUI como fazer.

Eu tenho uma doença nos olhos que se chama Ceratocone. Existem vários links no google explicando sobre ela, mas em resumo, o ceratocone altera o formato da córnea, deixando-a pontuda, como um cone e com isso se perde a visão. AQUI um texto básico da wikipédia.
Atualmente existem alguns tratamentos que podem ajudar a estacionar a doença, evitando que se chegue ao transplante. Apesar de toda evolução médica e tecnológica, um transplante será sempre um transplante.

No meu caso, não tive muitas opções.
Em 2001 eu fiz o meu primeiro transplante no olho esquerdo e recuperei muito a qualidade de visão. Operei nos BOS em Sorocaba, pois na época a fila de espera em São Paulo era absurda, em torno de 3 e 5 anos.
A doença progrediu no olho direito também e agora foi a vez de operá-lo. Para minha surpresa as coisas melhoram muito aqui em São Paulo nesse sentido. Graças ao BOS que possibilitou reduzir as filas de outras cidades e ao aumento de número de doadores de órgãos.

Faço todo o tratamento, assim como fiz a cirurgia, pelo SUS, mais especificamente no Centro Oftalmológico do Hospital São Paulo.
Minha cirurgia foi feita pelo Dr. Rodrigo T. Santos na quinta-feira passada (19).
AQUI eu já expliquei que a cirurgia seria diferente da primeira. Dessa vez foi feito o transplante lamelar, onde só se retira a parte doente da córnea e com isso se reduz a chance de rejeição e acelera o processo de recuperação.
A operação durou um total de 2 horas. A anestesia foi local e absurdamente tranquila. Tanto que cochilei e ronquei, desculpa.  rs
A equipe médica era muito tranquila e possibilitou que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Não houve nenhuma complicação durante o procedimento.
Acabando a cirurgia foi feito um curativo e já fui liberado de alta. Só para registro de evolução médica, da outra vez que fiz o transplante fiquei internado por um dia e meio, fiquei no soro após o procedimento e etc. Dessa vez, acabou o procedimento eu estava tomando suco de laranja e comendo salada de frutas com a minha família.  Sucesso!
Passando o efeito do anestésico, isso depois de dormir e acordar em casa, senti bastante dor de cabeça e na região ocular. Dipirona resolveu parte do problema, ao menos aliviou.

Os dois olhos ficaram sensíveis a luz nos dias seguintes. Mas nada de absurdo. O melhor é descansar e não se aborrecer. O stress pode atrapalhar o processo de adaptação.
No segundo dia eu já consegui enxergar com o olho operado. Obviamente que tudo de modo aquoso, mas já melhor do que antes de operar.
Os dias seguintes exigem muito cuidado e disciplina para pingar os colírios, dois no caso.
Até o momento tudo tem corrido muito bem. Veja bem, hoje é o meu 5º dia de pós operatório e já estou assistindo filmes, lendo livros e escrevendo essas linhas aqui. Sim, o médico liberou para essas atividades. rs
Ainda assim é um transplante e o repouso é bastante importante nesses primeiros dias, mês para ser exato.

Então, se você ou alguém que você conheça precisa passar por um transplante de córnea, vá com coragem e tranquilidade. Espero de verdade que todo procedimento e o pós possa ser tão tranquilo quanto o meu está sendo.

Ter a possibilidade de rever meu rosto no espelho com o olho recém operado foi uma experiência emocionante. Agora é só dar tempo ao tempo e logo ter a vida posta no caminho que tem que estar.

Além de ter contado com o suporte de ótimos médicos, em casa tenho o suporte de uma mãe sensacional.
Louvada seja a medicina, tecnologia e amor, é isso!

DIA 2Captured on A45 ECO

Dia 3Captured on A45 ECO

Dia 3 (Jurando que conseguia abrir muito o olho)Captured on A45 ECO

Dia 3 (Ainda jurando que estava de olho aberto)Captured on A45 ECO

Dia 4 (olho abrindo!!!! \o)Captured on A45 ECO

Comments
7 Responses to “Transplante de córnea – Exp. 2”
  1. Roberta Alves da Silva Dias disse:

    Que maravilha que tudo tenha dado certo Thi muito luz paravocê sempre!!! Eyes of the Tiger!

  2. Rainha Vivi disse:

    quero ver vc logo lindo e com os olhos bem arregalados e brilhantes como sempre…..beijossss amoreee

  3. Lice Menda disse:

    Ainda não tinha lido o seu relato sobre a cirurgia, Thi.. é muito bom saber que tudo deu certo na cirurgia e está rolando muito bem a sua recuperação! aliás, com essa mãe maravilhosa que você tem, não tem erro mesmo ❤

    Tenho tanta saudade de você que fiquei feliz de ver suas fotos, e assim pude matar a saudade mais ou menos. (: Eu já te falei algumas vezes que você passa uma coisa boa pras pessoas, e até por foto isso é perceptível!

    Estimo as melhoras nesse mês de recuperação, e que seus olhos transmitam sempre essa paz e coisa boa para as pessoas ao seu redor, e que vejam sempre as belezas que existem nesse mundo!

    beijo gigante
    Lice

  4. Scott PonyDog disse:

    I am Glad the Procedure has Improved your Eyesight My Friend, It Will always Feel Good to Clearly see that which is Around You. I Know the Importance of Eyesight as I Lost a Good Portion of Mine To a Stroke. Many Thoughts for Good Health and Much Enjoyment ❤ B|

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] e importante, completo um mês de transplante de córnea. Contei a experiência da operação AQUI. Não tive em nenhum momento quadro de rejeição ao órgão novo, o que muito me alegra. Durante […]

  2. […] de se comentar que eu tinha recém feito meu transplante de córnea (19 de Setembro) e a oficina começaria no dia 02 de Outubro. Apesar da minha inicial limitação […]



Deixe um comentário

