A sociedade do espetáculo | Guy Debord

“É o princípio do fetichismo da mercadoria, a dominação da sociedade por «coisas supra-sensíveis embora sensíveis» que se realiza absolutamente no espectáculo, onde o mundo sensível se encontra substituído por uma selecção de imagens que existem acima dele, e que ao mesmo tempo se fez reconhecer como o sensível por excelência.”

“Cada nova mentira da publicidade é também a confissão da sua mentira precedente. Cada derrocada de uma figura do poder totalitário revela a comunidade ilusória que a aprovava unanimemente e que não era mais do que um aglomerado de solidões sem ilusões.”

“Você aprenderá quão amargo é o pão estrangeiro, e quão difícil é escalar degraus alheios. (Marx) E o fardo mais pesado no vale do exílio será ver-se condenado na forma de uma companhia tola e desagradável. (Bakunin) Mas depois virá a honra pela coragem de se levantar sozinho e formar um partido de uma só pessoa. (Marx)”

O meio ambiente está sendo transformado rápida e descuidadamente para benefício do lucro e do controle repressivo, tornando-se ao mesmo tempo mais vulnerável e mais propício ao vandalismo. O capitalismo em sua fase espetacular transforma tudo com material inferior e cria os revoltosos. Seu aspecto é tão inflamável quanto uma escola francesa.”

“Eles estão sendo acusados de vandalismo e denunciados por desrespeitar as máquinas. Tais críticas teriam fundamentos se os trabalhadores estivessem buscando a destruição sistemática em em si mesma. Mas este não é o caso! Se os trabalhadores estão atacando as máquinas, não é por prazer nem por capricho, mas porque a urgente necessidade os obriga fazer isso.” (Emile Pouget, 1860-1931, Sabotage)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: