Educação no Brasil: uma face dos incontáveis erros

Eu recentemente escrevi sobre o meu abandono no processo de atribuição de aulas, visto a desorganização e tratamento desumano para com os professores.
Saiu hoje uma matéria na Folha de SP que vem mostrar o sistema todo errado em que está a educação pública no Brasil.

– O processo seletivo – que é válido por um ano somente – tem pouco para dizer. Em relação aos benefícios e direitos quase inexistentes, pouco se fala.
– Quase 200.000 professores fazendo uma prova sem sentido para poder trabalhar e os concursos públicos para atender essa demanda? Lenda.
– Professores – que também foram/são estudantes – não recebem formação que os capacitem para passar no processo seletivo. Tão pouco para o concurco público. A educação no Brasil tem a caracaterística de ser excludente.
– Tenho percebido que grande parte dos professores efetivos não estão lecionando e quem segura a bronca da educação pública são esses professores não efetivos.
– Educação em migalhas. Novamente, professores recebem uma má formação (que muitas vezes vem da base e segue até a graduação) e não conseguem passar no processo seletivo. O número deveria ser digno de atenção: 39 mil.
– Professores com má formação atuando na formação de milhares de crianças. Qual o futuro disso? Nem preciso dizer.

Mais uma vez fiquei pensando no quanto estamos distantes de ter uma educação que contempla a todos de maneira igualitária. Sonho docemente com o exemplo da Finlândia. Tem que ter muita pedagogia da esperança para suportar tudo isso.

São muitos os erros, mas todos eles atendem a corrupção política do país e vão de encontro com o sistema capitalista. O exército de reserva aqui é infinito e está cada vez mais preparado.

Matéria: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1239547-sp-convoca-pela-quarta-vez-docentes-reprovados-em-processo-seletivo.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: