Documentário: Economicamente gay

Essa semana eu vi o documentário Leve-me pra sair e inclusive escrevi sobre as minhas impressões AQUI. Fiquei feliz em ver nos fóruns em que participo, a visão crítica de quem assistiu ao documentário, principalmente questionando a perspectiva elitista deste, ao passo que se optou em trabalhar apenas com personagens em sua maioria brancos e aparentemente de uma classe média paulistana.

Um colega ao saber da minha posição, me indicou um outro curta documental, desta vez produzido por um jovem de periferia, Adriano Alves, que participou da OCA (Oficina de Cinema Amador). O curta se chama Economicamente Gay e trata a questão da homossexualidade nas periferias. Interessante ver como esses jovens articulam as terminologias e suas sexualidades nesses espaços viciosamente marginalizados e estigmatizados. Discursos que quebram o senso comum elitista, denotam conhecimento de causa e reconhecimento de classe e que mesmo diante de aparentes limitações técnicas, é um ótimo material educativo.

Eu somaria os dois documentários para podermos ter uma mais ampla visibilidade do jovem gay no tempo atual.

Deixe um comentário

