A Modificação Corporal no Brasil – 1980-1990

A modificação corporal no Brasil – 1980-1990
Centro Universitário UNIFIEO
Pesquisador:
Thiago Ricardo Soares
Orientadora: Professora Doutora Jussara Parada Amed
ANO: 2011

Resumo
O ser humano no decorrer de sua história interfere em seu corpo de diversas maneiras e acompanhado intrinsecamente de múltiplas justificativas. Seja como rito de passagem, como forma de expressar sua religião, penitência para purificação da alma, punição, privação, como forma de se expressar artisticamente ou por motivos puramente estéticos. Na história humana, o corpo sempre sofreu alguma espécie de manipulação.

Partindo do pressuposto de que toda cultura é construída, podemos dizer que o corpo assim também o é, e dentro dessa perspectiva, ele é uma construção que varia de acordo com o tempo e espaço em que está inserido. O respectivo trabalho de pesquisa busca compreender historicamente a “construção” do corpo através das modificações corporais – tatuagem, piercing, escarificação, implante, dentre outras técnicas – na sociedade brasileira. Focando as décadas de 80 e 90, principalmente na cidade de São Paulo, que serviu como berço para o desenvolvimento, consolidação e propagação de tais práticas. Este trabalho tem como objetivo entender como e quando a tatuagem, o piercing, a escarificação, dentre outras manipulações do corpo, “retornam” à nossa sociedade e o impacto causado por elas.
Para realização da pesquisa utilizamos como base, análises bibliográficas da arte, corpo e sociedade, enriquecido, então, com entrevistas de profissionais e entusiastas das práticas das modificações corporais. Além das entrevistas, o trabalho contará com o uso de imagens que serão coletadas durante a pesquisa. As imagens terão a finalidade de ilustrar técnicas de modificações corporais possibilitando uma maior aproximação entre o leitor e o tema pesquisado. Vale pontuar que as entrevistas foram de suma importância, justamente pela falta de produção bibliográfica nacional e de documentação específica acerca da temática.

Obtivemos alguns dados e resultados bastante interessantes, como exemplo, o contato com a rápida proliferação cultural – ainda que inicialmente dentro de nichos – da modificação do corpo em fins do século XX e uma assimilação em massa de algumas práticas no início do século XXI, como a tatuagem e o piercing por exemplo.

Concluindo, corpos que antes habitavam o espaço das sociedades tradicionais ou o mundo da ficção científica, sem nos esquecermos do universo onírico, hoje coexistem com a grande massa populacional. Chifres, escamas, línguas bipartidas, aço e ossos e todo esse quimerismo possibilitado por essas práticas é o que constitui os sujeitos que compõem o tema aqui pesquisado e são eles que estão em plena atividade endossando a construção dessa história no Brasil.

Palavras-chave: Corpo, Modificação corporal, Tatuagem, Piercing, Escarificação

Para acessar o material completo, clique aqui.

Anúncios
Comments
3 Responses to “A Modificação Corporal no Brasil – 1980-1990”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] fui coletando informações muito preciosas e que sinto que aos poucos vou compartilhando. No texto A modificação corporal no Brasil – 1980-1990 é possível encontrar partes das minhas pesquisas e que são somadas das minhas publicações por […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: